Como liderar uma equipe – mesmo sob pressão
18 de outubro de 2016
O que é liderança
O que é liderança?
1 de novembro de 2016
Show all

Liderança e motivação – dicas de como motivar sua equipe

Liderança e motivação

“As pessoas dizem frequentemente que a motivação não dura. Bem, nem o banho – e é por isso que ele é recomendado diariamente!” Zig Ziglair.

Eu sempre achei essa frase o máximo. Mas a verdade é que apesar de verdadeira, manter uma equipe motivada pode não ser a mais fácil das missões.

E ao contrário do que alguns líderes pensam, a motivação não é apenas de responsabilidade do funcionário, mas algo que o líder também deve se preocupar e ajudar.

O trabalho fica fácil quando as pessoas estão motivadas!

Você pode ter a melhor equipe técnica do mundo, se eles não estão motivados, não alcançarão seu total potencial.

Mas, o que é motivação?

Quando as pessoas estão motivadas elas simplesmente fazem o trabalho delas. Elas simplesmente vão lá e realizam. Quando as pessoas estão motivadas elas sabem o porquê estão realizando aquela tarefa, elas sabem onde aquilo vai leva-las. Elas curtem ao máximo o que estão fazendo e muitas vezes entram em estado de “flow”.

Se você precisa gritar, se impor e ameaçar sua equipe para que o trabalho seja feito, tenha em mente que provavelmente eles estão passando bem longe da tal motivação. Mas fique calmo, você pode ajudar!

Liderança e motivação

Antes de dar as dicas de como motivar sua equipe, vamos falar um pouco sobre os tipos de motivação.

Basicamente existem dois tipos:

Motivação extrínseca e motivação intrínseca.

A motivação extrínseca vem de fora (e é mais fácil de você trabalhar). É quando os funcionários estão motivados pois sabem que ao realizar determinada tarefa vão ganhar algo com aquilo. Seja um aumento, um dia de folga ou algum tipo de bônus. Mas não se engane. O tal medo de perder o emprego também é considerado como motivação intrínseca, já que alguns vão trabalhar somente para não serem mandados embora. Resta saber qual desses tipos de motivação extrínseca você quer aplicar na sua liderança.

Já a motivação intrínseca é própria do funcionário, ou “vem de dentro” e podemos considerar que seja aquela vontade de fazer um bom trabalho, o amor pela sua profissão ou um desejo pessoal de superar o desafio que está sendo proposto.

Uma análise interessante que podemos fazer é que muitas vezes um tipo de motivação puxa ao outro. Por exemplo, vamos supor que você decida oferecer um bônus financeiro para que a equipe se motive e execute uma determinada tarefa com maestria e no menor tempo possível.

Possivelmente as pessoas não vão se motivar apenas pelo dinheiro, mas sim pelo que elas vão realizar com aquele dinheiro. Aquela conta que vão finalmente conseguir pagar, ou aquela reforma na casa que finalmente vai sair. Esses são motivos individuais e que vieram de dentro de cada um deles, mas que foram causados devido à uma motivação extrínseca!

Leve em consideração que cada membro da equipe é diferente e tem motivadores diferentes. Conhecer sua equipe a fundo não é perda de tempo! Pelo contrário. Ao conhece-los você conseguira encontrar uma boa fonte de inspiração sobre o que os motiva tanto intrínseca quanto extrinsecamente e conseguirá fazer uma boa combinação para motivar a todos e ter finalmente o trabalho feito com amor.

 

Financeiramente por que a motivação importa?

Pode ser que você seja o tipo de líder que está se perguntando: e o que toda essa motivação vai fazer pelas vendas ou pelo caixa da empresa? Bom, se esse for seu caso eu realmente recomendo que você leia esse texto aqui sobre liderança antes de continuar e comece a considerar uma mudança na sua forma de liderar.

Mas, mesmo assim vou explicar os efeitos que isso tem no “financeiro” da sua empresa.

Não importa de qual área seja a sua equipe. Equipes motivadas produzem mais, com mais eficiência e em menos tempo! E isso gera uma grande economia de recursos para sua empresa.

Se antes sua equipe produzia 10 unidades de algo em 1 dia de trabalho, uma equipe motivada pode produzir 15. Duvido que você consiga algo parecido usando os mesmos recursos que você tinha antes.

Além disso, funcionários motivados costumam faltar menos, “enrolar” menos e se distrair menos!

Resumindo, MOTIVAÇÃO = AUMENTO NA PRODUTIVIDADE.

 

Como motivar a minha equipe?

lideranca-e-motivacao

Bom, acredito que se você continuou lendo até aqui é por que realmente já se convenceu da utilidade de uma equipe motivada e já entendeu os conceitos por trás da liderança e motivação.

Então vou te dar 5 dicas para você motivar sua equipe!

Dica de motivação #1 – Cheque as suas crenças.

Ahh, achou que tudo o que você tinha que fazer era oferecer um dinheirinho extra no fim do mês pro pessoal né? Errou! Primeiro de tudo comece se auto avaliando.

O que você REALMENTE acredita sobre a sua equipe? Seja sincero! Você acredita que eles gostam de trabalhar ou você acredita que eles estão ali simplesmente pelo dinheiro e para fazer o menos possível sem ser mandado embora?

Que tipo de equipe você acredita ter? Será que sua equipe realmente precisa de um micro gerenciamento e de supervisão constante ou isso é o que você acredita a respeito deles?

Mude os seus paradigmas! Comece a realmente acreditar no potencial da sua equipe. Eles chegaram até você por algum motivo e muito provavelmente tem capacidade para estar ali, então acredite neles e na boa vontade deles!

Dica de motivação de equipes #2 – Troque sua insatisfação por satisfação

E aqui temos duas perspectivas. A primeira é da equipe. O que deixa sua equipe insatisfeita? Do que eles se queixam? Há algo que possa estar realmente atrapalhando a produtividade deles? O que os preocupa e o que você pode fazer para trocar essas insatisfações por satisfação? O que você pode fazer para melhorar o ambiente de trabalho deles e deixa-los mais satisfeitos em estar onde estão?

A segunda perspectiva é a sua, como líder. Você se sente satisfeito com a equipe que tem, com os resultados que vocês, enquanto equipe, obtém? Não? Então vamos mudar.  O que você pode fazer para transforar essa insatisfação em satisfação? O que sua equipe faz bem? Foque nos bons resultados, elogie-os por isso e mantenha um pensamento positivo em relação a eles.

 

Motivando sua equipe dica #3 – O que individualmente os mantém feliz?

liderança e motivação Já dissemos antes que os indivíduos são diferentes e se motivam de formas diferentes, então me diga, o que faz com que cada uma das pessoas da sua equipe fique feliz? O que traz motivação a cada um dos indivíduos.

Todos que estão na sua equipe são diferentes e consequentemente são motivados de formas diferentes. Alguns podem ser motivados por dinheiro, enquanto outros se motivam por poder ou desafios. Como você pode motivar cada um deles individualmente?

Aqui é legal lembrar você da pirâmide de Maslow. Se você nunca ouviu falar dela, segue a imagem.

O conceito é relativamente simples: as pessoas só passam a se preocupar com algo se o item anterior da pirâmide for suprido. Então por exemplo, sua equipe só conseguirá se preocupar com a segurança deles se eles tiverem suas necessidades básicas (como alimentação e água) supridas.

Perceba que logo acima das necessidades básicas e da segurança, temos os relacionamentos… E acima de tudo temos a REALIZAÇÃO PESSOAL. Motivação está extremamente ligada com a Realização Pessoal! Mas, as pessoas só vão se preocupar com isso se conseguirem suprir todas as outras necessidades.

E aí, será que a sua equipe está em qual nível? Como será que você pode ir levando-os para os níveis superiores?

 

Dica # 4 – Empodere seus funcionários

A dica 4 está extremamente relacionada com a dia 3 e com a pirâmide de Maslow. Pense individualmente como você pode tornar cada membro da equipe mais poderoso. Quais são os pontos fortes desse membro?

O que ele faz de melhor? Quais as melhores características dele que você pode utilizar? Foque no que cada um tem de bom e torne essa característica ainda melhor e utilize isso a seu favor e a favor da equipe toda.

Quando você foca nos pontos positivos da equipe, você acaba motivando-os, já que aumenta a auto confiança de cada um.

Motivação e Liderança dica #5 – Mostre a visão!

Ninguém compra uma furadeira que tem uma broca de 5cm. As pessoas querem comprar um buraco na parede de 5cm.

Hein? Não entendeu. Simples. Se aplicarmos essa frase a “vendas”, podemos pensar que temos que oferecer a solução e não o produto. É isso que as pessoas compram: SOLUÇÃO.

Mas estamos falando de motivação ou de vendas?

De motivação!

Aplicando essa mesma frase para a liderança e a motivação, temos o seguinte: os seus funcionários não querem saber o quanto a empresa vai lucrar se eles realizarem o trabalho. Eles querem saber o que isso vai fazer diferença na vida deles.

Então, compartilhe a visão do todo. Mostre que ao realizar determinada ação, a empresa vai se beneficiar pelos motivos x e y, mas mostre também como isso vai afetar a equipe.

Por exemplo, se o trabalho X for realizado com perfeição, a empresa vai conseguir tais benefícios o que afeta a vida de vocês já que conseguiremos superar a crise e os empregos de vocês estarão mais seguros. Ou, isso afeta a vida de vocês já que os lucros da empresa aumentarão e isso colocará a nossa equipe em evidência perante os diretores, gerando possibilidade de crescimento para todos.

Quer motivação maior do que saber que algo que eu estou realizando vai ajudar tanto a empresa quanto a mim mesmo, individualmente?

 

Agora você já sabe como motivar sua equipe, mas lembre-se que motivação precisa ser diária. Não adianta motivar em um dia e no dia seguinte voltar tudo a como estava antes. Para que tudo realmente funcione a motivação e as mudanças precisam ser diárias, assim como o banho!

Jeferson Duval
Jeferson Duval
Empresário, há mais de 20 anos trabalhando em grandes companhias como VOLVO, Linck Máquinas, Volkswagem. Formado em Administração e Artes Cênicas. Personal e Professional Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching, BBCC - Brain-based Coaching Certificate pelo Neuroleadership Institute.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *