O que é um líder coach
27 de Abril de 2016
Confiança e Liderança
Confiança e liderança, qual a relação?
12 de junho de 2016
Show all

Virei líder, e agora? 7 dicas de liderança para você demonstrar sua credibilidade!

Dicas de liderança

Já faz alguns anos que estou nessa jornada de líder coach (desenvolvendo líderes)… E não importa  quanto tempo passe, se tem uma coisa que sempre que um novo líder me pergunta é: “Jeferson, me dê algumas dicas de liderança para mostrar para os meus superiores e subordinados a minha credibilidade!”

Um ponto essencial é trabalhar a sua autoconfiança. Veja bem, você acabou de se tornar um líder, acabou de assumir essa posição nova, e por mais que essa seja a realização de um sonho, ou por mais que isso estivesse dentro do seu planejamento de carreira, é normal você sentir algumas incertezas e inseguranças.

E é por elas que você deve começar para poder demonstrar confiança e credibilidade tanto aos seus superiores quanto aos seus subordinados.

O que se passa na cabeça de um recém líder?

Líder preocupado, precisando de dicas de liderança, com as mãos na cabeça e olhando para alguns gráficos. Na figura também há um computador, um tablet e um vaso verde. -Será que eu tenho realmente capacidade para liderar essa equipe?

-E se algo der errado, é culpa minha?

-Como posso ser um bom líder?

-Como me tornar um líder que consegue realmente representar os meus liderados?

-Como aplicar todo o meu conhecimento técnico e humano na minha liderança?

-O que eu posso fazer para que meus subordinados me vejam como um bom líder?

-O que eu posso fazer para que meus superiores me vejam como um bom líder?

-Como posso mostrar minha credibilidade sem ser autoritário?

Se alguma – ou todas – essas dúvidas estão passando pela sua cabeça, respire fundo e veja as nossas 7 dicas de liderança para você, que acabou de se tornar líder!

7 dicas de liderança para o novo líder

#Dica de liderança 1: questione-se

“Por que eu quero ser líder?” Bem, talvez essa pergunta te pareça um pouco fora de contexto, afinal você já é líder, mas ainda assim, é importante fazê-la! Muitas pessoas são técnicos assertivos e tem muita experiência com o produto, e por isso acabam sendo promovidas à líder (mas na maioria das vezes não são preparados para as demandas que um cargo de liderança exige).

Se esse é seu caso, é importante levar em consideração que estar ou não a vontade com esse cargo que lhe foi dado não é um fator determinante para o seu sucesso.

O que vai determinar o seu sucesso é o quanto você está disposto a ser líder e conduzir as pessoas para realização de um objetivo comum.

Além disso, é importante lembrar que liderar não é encontrar a resposta correta o tempo todo, mas sim conseguir liderar apesar das ambiguidades.

Pessoas não são máquinas. Ao refletir sobre os motivos que fizeram você chegar até a liderança, tenha em mente o seu objetivo final e comece a pensar sobre quais habilidades você precisa desenvolver para ser o bom líder que você é capaz.

E para te ajudar, aqui você pode se cadastrar para assistir gratuitamente a minha palestra sobre os grandes desafios da liderança.

#Dica de Liderança 2: é normal não ter certeza

Muitas pessoas acreditam que liderar é ter certeza de tudo. Afinal, como você irá indicar o caminho se nem você sabe? Mas não é bem assim. Os caminhos da sua liderança podem – e vão – partir muito mais dos seus valores e dos valores da empresa do que de certezas absolutas.

Na imagem há uma mulher pensativa. Há várias lampadas desenhadas e uma das lampadas está acesa simbolizando o insight que ela teve ao ler o texto sobre dicas de liderança.Ficar buscando certezas só vai te desviar do seu objetivo. Muitos CEOs estimam caminhos a partir de seus princípios, então, modele, inspire-se e tome as decisões que você acredita ser a mais assertiva. Você não se tornou líder por acaso!

Mas não é para ir apenas na intuição! É bom fazer uma pesquisa e reunir uma boa quantidade de dados antes de tomar a sua decisão. Envolva a sua equipe! Aqui você pode ler um texto sobre como ajudar sua equipe a ter insights, o que pode te ajudar muito na hora de tomar algumas decisões difíceis.

#Dica de liderança 3: você pode – e vai – errar

Aceite. Todos os seres humanos falham em algumas ocasiões, o importante é manter-se focado no aprendizado e não no erro.

Se você errou, que lição você pode tirar disso? Onde foi o erro? O que você poderia ter feito diferente? Não basta assumir o erro, é necessário extrair o máximo de aprendizado possível!

#Dica de liderança 4: coloque energia e alegria no que você faz

Lembre-se que muitos dos seus liderados estão modelando suas atitudes, como você vai esperar uma boa atitude deles se você mesmo vive se queixando e reclamando? Se os seus liderados não estão agindo da forma como você gostaria, repense suas ações.

#Dica de lidernça 5: repense seu lugar, sua posição e o seu caminho

Não tem nada de errado em repensar estratégias, em debater essas estratégias com seus liderados, com seus superiores e ajustar as velas. Errado é ficar insistindo em algo que já está claro que vai dar errado por orgulho ou por medo de voltar atrás.

Se algo não vai bem, é melhor resolver logo.

#Dica de liderança 6: diga a si mesmo o quanto você é corajoso…

Mesmo que você não sinta essa coragem toda. Todo mundo sente o peso da incerteza e do medo em algum momento. Mas quando você fala, mesmo que internamente, sobre o quanto você é corajoso, sua fisiologia começa a entender seu desejo interno e por consequência você acaba se tornando corajoso!

#Dica de liderança 7: invista em você

Invista em treinamentos e no seu desenvolvimento pessoal. Leia livros sobre liderança, procure um coach de líderes ou quem sabe um treinamento de liderança! O importante é que para continuar subindo e desenvolvendo a sua carreira é necessário investir em si próprio. E para te ajudar ainda mais nessa missão do autodesenvolvimento, aqui você pode baixar um ebook sobre como construir e restaurar a confiança com sua equipe – que eu considero essencial para todos os líderes.

Boa sorte e até o próximo texto!

Jeferson Duval
Jeferson Duval
Empresário, há mais de 20 anos trabalhando em grandes companhias como VOLVO, Linck Máquinas, Volkswagem. Formado em Administração e Artes Cênicas. Personal e Professional Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching, BBCC - Brain-based Coaching Certificate pelo Neuroleadership Institute.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *