Como ser promovido
Como ser promovido mesmo quando seus chefes não sabem o que estão fazendo.
1 de Abril de 2016
Show all

Como fazer minha equipe ter insights?

A Palavra Insight faz parte das palavras em inglês que não são traduzidas por aqui… Usamos muitas vezes sem nem pensar no significado. A palavra Insight fala sobre o momento em que todas as luzes se acendem, quando nos damos conta de algo, quando achamos a solução de um problema, conflito ou dilema. E trazendo isso para o nosso dia a dia como líderes, não é essa a nossa função?

 

Papel do Líder nos Insights da Equipe

liderados-insight-jeferson-duval-lider-coachMuitos líderes acreditam que a sua função é ter insights pela sua equipe, trazer as melhores soluções, solucionar todos os conflitos e dilemas… Quando na verdade podemos deixar isso por conta dos nossos liderados! Podemos ajuda-los a ter insights, a solucionar os problemas por eles mesmos, e assim dedicarmos nosso tempo a outras coisas!

O papel de um líder não é ficar o tempo todo solucionando conflitos e problemas. O papel de um líder é GERENCIAR PESSOAS. Por isso, não se prenda, não queira ter todos os Insights você mesmo. Você pode ajudar a sua equipe a chegar lá. E você pode fazer isso inspirando os seus liderados…

E quando estiver fazendo isso, você pode usar de ferramentas poderosas para ajudá-los a chegar na solução dos problemas, ou seja, ter um Insight!

Porém, antes de sair dando opiniões, dando ordens ou simplesmente impondo algo, saiba que sua equipe só escuta uma parcela mínima do que você diz, e sabe por que? Bem, imagine que você está nesse momento falando com um membro da sua equipe, ele traz um problema que necessita ser resolvido, você tenta ajuda-lo dando uma opinião ou ordem, mostrando como ele deve proceder… Mas esse membro da equipe está tão apaixonado pelas ideias que teve para solucionar o problema em questão que só vai ouvir o que estiver de acordo com o que ele pensa!

liderados-insight-jeferson-duval-lider-coach1E se a solução for imposta pior ainda, quando impomos algo ativamos uma parte do cérebro que é a reptiliana. A parte reptiliana do cérebro é a responsável por nossos instintos primários… Essa é a parte responsável pela nossa sobrevivência, quando essa parte é ativada,  ela coloca as pessoas em três condições: ou elas atacam, paralisam ou correm.

Óbvio que nessas situações a experiência do seu liderado foi negativa, não é? E sabe o que acontece? Ele passa a não ouvir mais o que você diz… Toda vez que surgir um problema essa parte do cérebro será ativada e ele automaticamente para de te ouvir e de acatar o que você está dizendo.

Portanto, a melhor solução para evitar que seus liderados queiram sair correndo de você ou que eles escutem somente metade da sua solução é fazer com que eles tenham as próprias ideias para resolver o que for necessário.

 

4 passos para ajudar sua equipe a ter insights

1. Percepção do problema: A pessoa sabe que tem algo para resolver, nesta fase é onde ocorre o aviso de que há um problema a ser resolvido. Então a primeira dica é: mantenha um canal de comunicação aberto com seus liderados.

2. Comunicação do problema: nessa fase é onde o problema será comunicado. Note que o problema só será comunicado se você seguiu a primeira dica e manteve o canal de comunicação aberto, caso contrário, qualquer coisa poderá acontecer, menos a comunicação do problema. Bom, após a comunicação do problema, entra a sua parte novamente: ouça com atenção e estimule o pensamento do liderado, ou seja, ouça e faça perguntas que possam levar à solução. Assim que as soluções começarem a surgir, faça perguntas que validem a solução. Neste momento é importante usar a sua experiência para fazer as perguntas certas e que realmente vão validar a solução.

Que tal se em vez de afirmar: “NÃO TEMOS ORÇAMENTO PARA ISSO!”, você fazer uma pergunta: “Qual o orçamento temos disponível para isso?”. É importante formular uma pergunta aberta – cuja a resposta não seja sim ou não – pois dessa forma você gera ainda mais reflexão! E lembre-se de usar um tom amigável, você não quer que seu liderado fuja bem agora, não é?

caxias do Sul2-04

3.Insight: Aqui é onde ocorre o insight e isso só foi possível devido a sua ajuda! Quando a solução oculta é revelada gera um sentimento bom, e esse é o momento em que você deve incentivar seu liderado e mostrar o quanto foi importante dividir com você suas dúvidas e incertezas, além de mostrar que vocês fazem parte do mesmo time.

4. Ação! Assim que terminamos de ter um insight, somos tomados por uma energia que nos leva a ação, mas essa energia é passageira! Para evitar que as coisas fiquem apenas no papel, sem serem executadas, você pode incentivar seu liderado a colocar esses planos no papel e definir datas, dessa forma você gera comprometimento com as ações que devem ser tomadas e as chances do problema ser solucionado são muito maiores.

Quando você utilizar esses métodos lembre-se de que está fazendo isso por você e pela sua equipe! Sua equipe se sentirá mais valorizada, seus resultados serão superiores e todo mundo sai ganhando!

Gostou do texto? Ficou com alguma dúvida? Comente!

Jeferson Duval
Jeferson Duval
Empresário, há mais de 20 anos trabalhando em grandes companhias como VOLVO, Linck Máquinas, Volkswagem. Formado em Administração e Artes Cênicas. Personal e Professional Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching, BBCC - Brain-based Coaching Certificate pelo Neuroleadership Institute.

1 Comentário

  1. […] e reunir uma boa quantidade de dados antes de tomar a sua decisão. Envolva a sua equipe! Aqui você pode ler um texto sobre como ajudar sua equipe a ter insights, o que pode te ajudar muito na […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *